Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

CIVILIZAÇÃO DO AMOR: PROJETO E MISSÃO - Síntese –

Apresentação

O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado e o que nós tocamos com as nossas mãos...  é o que nós proclamamos (1 Jo. 1, 1).

O desafio de construir a Civilização do Amor, expressão divulgada pelo Papa Paulo VI, e acolhida, desde 1983, pela Pastoral da Juventude da América Latina, é e continua sendo projeto e missão[1].  Os jovens do 3º Congresso Latino-Americano de Jovens, em Los Teques, em 2010 (Venezuela), além disso, acolheram o que o Papa Bento XVI disse, naquele momento, convidando-os/as a serem "autênticos discípulos de Jesus Cristo, para viverem os valores do Evangelho, transmitindo-os com coragem aos que os rodearem e, inspirados por estes princípios, construírem uma sociedade mais justa e reconciliada".

Prólogo

Civilización del Amor. Proyecto y Misión  é continuidade,  prosseguindo a construção de uma proposta orgânica da Pastoral da Juventude na América Latina,  que segue sendo  Tarea y esperanza[2], como dizia a versão de 1995. A presente versão, portanto, é complementar, não suprimindo o dito anteriormente. Quer enriquecer o que já foi vivido e discernido.

Falamos isso porque se faz necessária uma renovação pastoral, isto é, faz-se necessário passar de uma pastoral de manutenção e preservação (sonhando com nostalgias e seguranças); de uma pastoral intimista e espiritualista (escondendo escapismos fideístas); de uma pastoral clerical e verticalista, popular horizontalista, levada por aparências e estéticas (marketing), para uma pastoral orgânica e global, de conjunto e articulada, de comunhão e corresponsabilidade, de missão e evangelização, encarnada e contextualizada, acolhedora  da diversidade das expressões juvenis. É necessário passar de uma Pastoral de Eventos para uma Pastoral de Processos, encarnados nas realidades juvenis.

Esta nova versão viveu um processo árduo e prolonga­do (2007 a 2012). Exigiu tempo, mas, por isso mesmo, permitiu uma construção participativa.




[1] Síntese baseada em Civilización del Amor – Proyecto y Misión.  Orientaciones para una Pastoral Juvenil Latinoamericana. Documento CELAM nº 173, Bogotá, 2012.
[2] Houve, até o momento, três versões de Civilização do Amor: uma de 1985, intitulada Juventud Iglesia y Cámbio; outra de 1987, com o título Pastoral Juvenil: Sí a la Civilización del Amor; e, uma terceira versão, em 1995,  intitulada Civilización del Amor: Tarea y Esperanza.

Esta síntese será publicada em capítulos a cada dois dias. Não percam os próximos capítulos. Saudações.

2 comentários:

PEDRO DO RIO disse...

E sempre bom e louvável
iniciativas como estas .
principalmente quando inspirada
por um santo bispo PAPA
Eu particularmente sonho acordado
e sob a luz do divino espírito santo poder um dia dar um corpo ,voz e alma de verdade a este projeto
que a meu ver vai muito além
de uma inspiração humana !
paz e bem a todos .
Pedro Garcia RJ Brasil
pfgpai@gmail.com

PEDRO DO RIO disse...

Gostaria de conhecer melhor
como funciona atualmente
este projeto
Observatório juvenil do vale.
Pedro