* Promover e aprofundar a temática da juventude junto a formadores, educadores e outros profissionais, envolvidos no trabalho com esta realidade.
* Incentivar políticas públicas de juventude.
* Realizar e acompanhar eventos de intercâmbio de práticas e de estudos sobre trabalhos desenvolvidos junto à juventude.
Pesquisas
1) Emergência de novos valores na juventude – O caso de São Leopoldo: Esta pesquisa do Observatório teve como objetivo conhecer os valores dos jovens leopoldenses que servissem como insumos para a elaboração de políticas públicas, especialmente em São Leopoldo.
2) Construção do protagonismo juvenil através dos tempos (estudo de obras literárias no viés juvenil): A pesquisa visa sistematizar e tornar conhecida a juventude através da história, tendo como pano de fundo a questão do desenvolvimento protagônico do jovem.
Formação
1) Apoio ao curso de pós-graduação: Especialização em Juventude: Aprofunda o conhecimento teórico, prático e científico sobre a juventude, capacitando formadores, educadores e outros profissionais frente ao fenômeno juvenil. Forma jovens e adultos como sujeitos da história, intervindo criticamente na sociedade, comprometidos com a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária. Este curso se realiza em Goiânia (Casa da Juventude e FAJE) em parceria com o Observatório Juvenil do Vale.
2) Grupo Temático de Juventude: O Grupo Temático de Juventude tem por objetivo estudar e analisar o processo social das diferentes organizações juvenis e sua relação com a sociedade. Paralelamente, este grupo desenvolve um plano de formação de agentes que trabalham com a juventude e atua no acompanhamento de diferentes cursos de extensão, tanto na Unisinos quanto em parcerias. Destacam-se o Curso de Assessores de Jovens, ocurso de Animadores do IPJ de Canoas, o curso para Educadores de Adolescentes e Jovens da ONG Trilha Cidadã do Arroio da Manteiga, de São Leopoldo.
3) Banco de dados sobre juventude: Visa atualizar o banco de dados do Observatório sobre juventude e enriquecer a biblioteca da Unisinos com bibliografia específica sobre o tema.
4) Seminários e Palestras sobre juventude e trabalhos com jovens com o auxílio de especialistas: Promove a socialização dos estudos sobre a juventude, em diversos ângulos, tanto para educadores como para jovens.
5) Práticas sociais com jovens em diferentes contextos: Busca atender as práticas sociais solicitadas por instituições, prefeituras, pastorais de juventude, em nível local, regional, nacional e internacional.
Articulação
* Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
A Rede Brasileira de Centros e Institutos formou-se em 1988, em São Paulo. Atualmente participam nela 14 instituições de diversas partes do Brasil. São objetivos desta:
a) Conhecer a forma de expressão dos valores juvenis nas áreas de trabalho, educação, gênero, sexualidade, política, cultura e religião.
b) Produzir e difundir conhecimentos nas temáticas de juventude em nível acadêmico, governamental e não-governamental.
c) Promover e favorecer o intercâmbio de pesquisadores, docentes, estudantes, metodologias, bibliografia e material pedagógico relacionado com temáticas de juventude.
d) Contribuir na formulação de políticas públicas de juventude na América Latina.
* Encontros de professores, pesquisadores e alunos da Unisinos envolvidos na temática juvenil
Visa o estudo, o conhecimento interdisciplinar e o mútuo apoio entre os participantes de trabalhos e investigações envolvendo juventude.
Resultados
Os principais resultados do Observatório Juvenil do Vale são demonstrados , principalmente, nos seguintes campos:
1) Formação de agentes que trabalham com jovens: Realização do Curso de Especialização em Juventude Contemporânea, assessoria em cursos como Assessores de Jovens, Curso de Inverno de Jovens (Belo Horizonte), assessoria à Equipe Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil Marista, participação na Equipe Colegiada de Assessores dos grupos de jovens católicos do RS.
2) Lideranças juvenis: Trabalhos em várias escolas da juventude, em Vacaria, Rio do Sul (SC), Cidreira, Rio Grande, Novo Hamburgo, Bagé, Porto Alegre, Santo Ângelo, Caxias do Sul, Joaçaba (SC), entre outras. Estas atividades, geralmente, ocupam todo um final de semana, com participação de aproximadamente 50 jovens em cada uma delas.
Parcerias
* Participação na Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
* Acompanhamento ao Instituto de Pastoral da Juventude (Canoas)
* Presença no Setor de Pesquisas da Casa da Juventude de Goiânia
O Observatório Juvenil do Vale possui ainda parcerias com algumas instituições:
* Coordenadoria da Juventude do Município de São Leopoldo
* ONG Trilha Cidadã, de São Leopoldo
* Casa da Juventude Padre Burnier – Goiânia
Um comentário:
Parabéns pela iniciativa. O Blog está muito bem elaborado. Levarei esta informação à minha Paróquia em Garanhuns, especialmente aos jovens. Luciano Cavalcanti - Garanhuns-PE
Postar um comentário