Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mais de 500 jovens leopoldenses participaram da Conferência Municipal de Juventude.

São Leopoldo - O sábado ensolarado colaborou para a maciça presença de jovens que se reuniram na antiga sede da Unisinos, para decidir as políticas públicas voltadas à juventude, através da 3ª Conferência Municipal de Juventude, que teve como tema Juventude em Primeiro Plano.

Empolgado, o responsável pela Diretoria de Juventude (DMJ) de São Leopoldo, Adriano Pires, fala sobre a importância da conferência e apresenta sua equipe, dando crédito ao trabalho desenvolvido, que está no quinto ano.

“Hoje o tempo colaborou, choveu de jovens, o que comprova que a juventude leopoldense é comprometida e interessada nas políticas públicas. No estado do Rio Grande Sul são 497 municípios e apenas 25 cidades têm um órgão específico para trabalhar com políticas de juventude”, afirma.



Após a cerimônia de abertura, os cerca de 500 jovens dividiram-se em quatro grupos temáticos para discutir e avaliar, definindo demandas para serem apresentadas no Congresso da Cidade, no final do mês de novembro.

As demandas eram divididas entre Emancipação e Autonomia Juvenil; Bem Estar Juvenil; Participação e Organização Juvenil; e Políticas Afirmativas e Equidades de Oportunidades. Foram eleitos 100 delegados.

Aproximadamente 2 mil jovens participaram das 40 pré-Conferências que foram realizadas nas escolas estaduais com turmas de ensino médio e também com as turmas dos PROJOVEM (Adolescente, Urbano e Trabalhador) e do Jovem Aprendiz São Léo.



O evento foi organizado pela Prefeitura de São Leopoldo através da Diretoria de Juventude e da Comissão de Organização composta por integrantes de entidades da sociedade civil e do governo municipal e do Observatório Juvenil do Vale (Unisinos).



Deise Castilhos, 22 anos, estudante de Nutrição da Unisinos, define o momento como um espaço importante onde a juventude pode debater as prioridades. Para o estudante Guilherme Lunkes, de 18 anos, a conferência foi uma grande oportunidade para os jovens de diversas classes poderem expressar suas idéias aprovando ou não as propostas. “Participo do grupo de jovens FAU, da Igreja Católica, no bairro Duque de Caxias e gosto de discussões que buscam melhorias para a juventude”, afirma Lunkes.



Além de definir demandas, o evento serviu para aprovação das 20 propostas para a criação do Plano Municipal de Juventude e da Reformulação da Lei Orgânica Municipal onde o próximo passo será encaminhar para o Executivo, e finalizar na Câmara de Vereadores.

Fonte:Assessoria de Comunicação Social - PMSL

Nenhum comentário: